Após o sono, ao acordar, o hábito mais natural e comum do ser humano é tomar café. Será o café algo benéfico ou prejudicial ao sono?
O consumo de café estimula o estado de vigília, aumentando a atenção, concentração e mecanismos nervosos que actuam na consolidação da memória. Como a consolidação da memória ocorre durante a fase do sono REM, caso a actividade desta fase fosse aumentada, seria possível aumentar a capacidade de memória do ser humano.
Mas a ciência ainda desconhece os mecanismos bioquímicos que ocorrem durante o sono, para interferir com medicamentos na etapa em que a memória esta sendo consolidada.
Logo, o sono ainda é uma função que deve ser praticada de forma natural e sem interferência.
O Quadro 1 abaixo mostra que o consumo de café durante a noite, para estimular a vigília , pode ser prejudicial para a atenção, concentração e memória no dia seguinte. Isto é, não vale a pena o indivíduo ficar até tarde a tomar café para estudar ou trabalhar.
O melhor é estudar ou trabalhar durante o dia, com o uso de café até o meio da tarde, exercitando a atenção, concentração e memória. E acordar cedo , para reiniciar a actividade intelectual, com a ajuda do café.
As pessoas que dormem normalmente entre 6 a 8 horas, o consumo exagerado de café durante a noite causa privação do sono e um prejuízo da atenção e concentração no dia seguinte. Este efeito negativo pode ser atenuado ou mesmo inexistir em pessoas habituadas a tomar café à noite. Estudantes que não fazem uso regular de café à noite, podem ter a sua aprendizagem prejudicada caso estudem até tarde à noite com a ajuda de café.
O método mais eficaz é acordar cedo pela manhã para estudar!! =)
Quadro 1
Quadro 1 - Efeitos do café nas horas normais de sono (8 hs), de atenção (75%) e de memória(60%) do consumo de 4 xícaras de café durante o dia (8hs,90%,85%) , de 2 xícaras (7 hs, 70%,55 %) e de 4 xícaras ( 6 hs,55 % 45 % ) durante a noite em pessoas não acostumadas a tomar café diariamente ( n=334 )



Sem comentários:
Enviar um comentário