Por volta das 3 horas da madrugada, a glândula pineal (situada no centro do cérebro) liberta a melatonina, hormona responsável por «abrir as portas ao sono» e melhorar a qualidade do sono paradoxal.
Ao amanhecer a luz inibe a actividade da glândula pineal que abranda a produção de melatonina!
Existem vários trabalhos que demonstram que em função da intensidade da luz recebida pela retina e da hora da exposição, a melatonina é produzida à noite a uma hora certa.
Desta maneira, quando nos expomos ao sol desde a manhã, a melatonina é segregada um pouco mais cedo à noite! Enquanto que uma exposição apenas durante a tarde provocará uma secreção mais tardia!
O nosso corpo obedece a relógios internos escondidos no hipotálamo! Quando os ritmos naturais são alterados, o organismo sente-se confuso... =S
O trabalho nocturno, a maneira de viver, a longa madrugada do fim-de-semana ou as viagens que implicam grandes mudanças horárias, podem provocar distúrbios de sono!
Se uma vez ou outra o sono lhe escapa, não se alarme... Sobretudo, não se precipite à procura de um soporífero, cujos efeitos secundários são sempre consideráveis!!! Na verdade, provocam fenómenos de habituação e de dependência sem verdadeiramente tratarem a causa da insónia...
Ate a próxima caros leitores
.::Sleepy People::.


Sem comentários:
Enviar um comentário